-
Arquitetos: p-06 atelier
- Área: 170 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Exporlux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu da Água - propriedade da EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres) - é um espaço que tem como foco principal os aspectos da água numa abordagem pedagógica e científica, ao mesmo tempo que transmite alguns dos destaques da história e do legado social da EPAL (ao contrário dos museus tradicionais que apenas exploram o percurso histórico da empresa em si).
O conceito geral para a exposição permanente está associado à ideia de um curso de água, sugerindo o fluxo e movimento de fluxo ao longo deste. Esta ideia materializa-se através do desenho das mesas expositoras personalizadas, especialmente pelas formas orgânicas das mesmas, bem como pelo esquema de cores que unifica as mesas com o pavimento.
No teto foi desenhada uma estrutura com um painel espelhado, cujas laterais superiores possibilitam a iluminação da sala, criando um efeito apelativo que contribui para uma leitura instantânea da sala, especialmente dos conteúdos e das formas das mesas da exposição.
O público alvo deste museu é sobretudo estudantil (crianças e adolescentes). Por esta razão, a maior parte da exposição está corporizada nas mesas personalizadas (as mesas estimulam a interação dos visitantes e estão intencionalmente baixas para este efeito). A utilização de várias infografias nas paredes é também um recurso que torna os conteúdos mais apelativos e fáceis de perceber pelo público alvo.